Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Entenda o que é Diabetes Mellitus

Educação Física
Diabetes mellitus

Entenda o que é Diabetes Mellitus

O que é Diabetes Mellitus?

 

O Diabetes Mellitus (DM) e uma doença endócrina caracterizada por um grupo de desordens metabólicas, incluindo elevada glicemia de jejum (hiperglicemia) e elevação das concentrações de glicose sanguínea pós-prandial, devido a uma menor sensibilidade insulínica em seus tecidos alvo e/ou por reduzida secreção de insulina.

Segundo a American Diabetes Association existem 4 classificações de DM: tipo 1 ou insulino-dependente (DM1); tipo 2 ou não insulino-dependente (DM2); gestacional; e secundário a outras patologias. Independente da classificação, a principal característica do DM e a manutenção da glicemia em níveis acima dos valores considerados normais.

O retardo para o início do tratamento do DM pode acarretar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, retinopatias, neuropatias autonômicas e periféricas, nefropatias, doença vascular periférica, aterosclerose, doença cerebrovascular, hipertensão, susceptibilidade a infecções e doenças periodontais.

O DM tipo 2 e associado a fenótipos como o sedentarismo e a obesidade, e esses fenótipos interagem com alguns genes que podem ser responsáveis por uma maior susceptibilidade a essa patologia.

Diabetes mellitus
Ainda assim, o controle do DM2 pode ser feito por meio da associação de uma dieta alimentar adequada de baixo índice glicêmico, pratica de exercício físico e uso de medicamentos hipoglicemiantes.

Pessoas adultas acima dos 40 anos são mais acometidas por DM2, que pode vir acompanhado de obesidade, hipertensão arterial sistêmica (HAS), dislipidemia, e disfunção endotelial.

Sintomas como sede e diurese excessiva, dores nas pernas, alterações visuais e aumento de peso são característicos de portadores de DM2.

A prática regular de exercício físico resulta em melhoras significativas para os portadores de DM2, como a redução da glicemia após a realização de exercício, redução da glicemia de jejum, da hemoglobina glicada, bem como melhora da função vascular.

Os benefícios proporcionados pela pratica de exercício físico no indivíduo diabético e que geralmente e hipertenso2 podem ser agudos (em curto prazo) ou crônicos (longo prazo).