Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Benefícios do exercício na hipertensão arterial

Ed. Física
Benefícios do exercício na hipertensão arterial

Benefícios do exercício na hipertensão arterial

Saiba quais são os Benefícios do Exercício na Hipertensão Arterial

 

A hipertensão arterial é considerada um dos principais problemas de saúde pública em diversos países no mundo e essa população vem aumentando cada vez mais, tanto de homens quanto de mulheres, em diferentes faixas etárias.

 A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronariana, além de frequentemente agregar diversos fatores de risco cardiovasculares, como o acidente vascular encefálico, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal e a doença arterial periférica.

O treinamento de força tem sido recomendado como importante ferramenta na prescrição de exercícios, na prevenção e no controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos, de acordo com suas variáveis hemodinâmicas.

 Hipertensão Arterial: Por volta de 1990 o treinamento resistido (também chamado, ”Treinamento de força, com pesos, contra resistência” ou “musculação”) não era contemplado em diretrizes internacionais e a pratica de treinamento de força orientado, passou a ser vista como possível estratégia e prevenção de determinadas cardiopatias.

Benefícios do exercício na hipertensão arterial

A maioria dos achados científicos que analisam o efeito da pressão arterial pós – exercícios utilizam o exercício aeróbio como principal estratégia, porém o exercício resistido orientado e supervisionado tem demonstrado efeitos positivos nessa patologia.

A utilização do exercício físico tem sido proposta com a finalidade de incluí-lo como parte de tratamento não farmacológico, em indivíduos hipertensos.

O exercício físico funciona na prevenção, controle e tratamento de diversas patologias. Sempre com orientação médica e de um professor de Educação Física.