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Atividade física para o controle do colesterol

Atividade física para o controle do colesterol

A necessidade da prática de atividades físicas é uma das principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que qualquer pessoa mantenha-se saudável. Mas esta orientação torna-se ainda mais adequada e urgente quando se trata do combate do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom ou colesterol total). E a instrução da OMS não para por aí.

Para que o controle dos níveis de colesterol sanguíneo seja realmente eficaz, e para reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares, é necessário que a prática de exercícios seja aliada à manutenção de hábitos alimentares igualmente saudáveis. Para isso, o ideal é procurar um profissional nutricionista, que poderá dar as instruções de como escolher e combinar os alimentos apropriados para o alcance do seu objetivo.

O efeito da atividade física regular no colesterol total e no colesterol LDL é menos direto do que nos triglicerídeos, que é mais um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea. Mas quando o exercício resulta em perda de peso, geralmente o colesterol total e o LDL diminuem.

Quando a carga de exercícios é mais intensa (pelo menos 5 vezes na semana), nota-se um aumento do colesterol HDL, que é o colesterol bom, e a queda do nível de triglicerídeos, o que já começa a proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas.

Isso porque diminuem os níveis de gordura no sangue, o que também reduz a possibilidade de haver obstrução e entupimento das veias e artérias. Com isso, em linhas gerais, os órgãos continuam sendo oxigenados e irrigados pelo sangue, evitando a possibilidade de ocorrer uma parada cardíaca, por exemplo.

A conclusão de diversos estudos realizados com pessoas que se exercitam, e que não se exercitam, alerta para o fato de que a prática de atividades físicas continua sendo benéfica para evitar o ganho de peso e o aumento dos níveis de lipídios (gordura) no sangue, mesmo quando realizada com menor frequência e intensidade.

Tudo isso pode até parecer clichê, mas se todos seguissem estas orientações e tivessem hábitos saudáveis, a quantidade de pessoas com problemas cardiovasculares seria infinitamente menor! Comece, você, a mudar desde já!

Saiba mais em Atividade Físicas.

 

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